terça-feira, 22 de novembro de 2011

OLEJ 2011

      A partir do dia 9 de Dezembro acontecerá as olimpíadas do Colégio João de Lara, este evento é tradicional em nosso colégio. Nele terão as seguintes modalidades:
  • handebol
  • futsal
  • voleibol
  • futebol
  • atletismo
  • xadrez; entre outros.
      Tem a finalidade de nos preparar para a vida com a ajuda dos esportes. Já com os nomes dos times podemos perceber que é valorizada esta ideia, veja:
  • Drogas Não
  • Esporte Energia
  • Viva a Vida
  • Só Respeito
  • Só Alegria
       Comentários de alguns alunos que participam da OLEJ:
     “A OLEJ nos une mais e torna o João de Lara uma família, conhecemos novas pessoas, fazendo novas amizades.”
comentou  a aluna: Rafaeli.
     “Eu acho muito legal, divertida, algo muito diferente” disse a aluna: Vanessa.
     “Achei muito legal e é um incentivo a todos a praticar esportes pois além de ser muito divertido faz bem a saúde” falou a aluna: Tainá.
      A OLEJ acontece todo ano no ginásio de esportes de Paula Freitas.




                                                 Fotos: edição 2011.

FORMATURA




  No dia 15 de Dezembro de 2011 será realizada a Formatura do nosso colégio com as séries 8ªA, 8ªB e 3ªA, ao todo serão 67 alunos participantes.
   O cerimonial da Formatura acontecerá no Centro Comunitário de Paula Freitas, a partir das 19h.
  Os alunos da 8ªA já estão se preparando para a viajem a Araucária, já a 8ªB e 3ªA viajarão para Cascanéia.
  Com certeza os alunos da 3ªA deixaram muitos exemplos  para  outros que ainda passarão por esta série. Iremos sentir muita falta dos colegas que passavam uma alegria contagiante e nos encontrávamos todos os dias nos corredores, para todos que por alguns momentos tiveram a oportunidade de estar com eles. A todos os formandos deixamos um muito obrigado por terem feito parte da família João de Lara. E para os formandos do 9º ano, continuaremos nos vendo no ano que vem no ensino médio, em mais uma etapa.
      

PARABÉNS A TODOS OS FORMANDOS!!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Saiba Mais Sobre Nosso Colégio

             Colégio Estadual João de Lara - Ensino Fundamental e    Médio
             Distrito de Rondinha – Paula Freitas – PR
            Fundada em 1964, obra realizada pelo Governo Ney Braga, onde inicialmente funcionava de forma multisseriada, em uma pequena estrutura, onde o professor realizava as funções da direção, orientação, serviços gerais, além da docência. Seu primeiro nome foi Escola Isolada Rocha Pombo. Mais tarde passou a ser chamada Casa Escolar João de Lara, em homenagem ao doador do terreno, Senhor João de Lara Sobrinho. A partir de 1991, com a municipalização das Series Iniciais na maioria das escolas do Estado, no mesmo prédio passou a funcionar a Escola Municipal Paulo Ider Hermann, atendendo alunos do Pré-Escolar e 1ª a 4ª série no período da tarde. 
         No ano de 1994 passou a ser chamada de Escola Estadual João de Lara - Ensino Fundamental. A partir de 2008 a escola passou a ser chamada Colégio Estadual João de Lara devido à implantação do Ensino Médio. Atualmente o Colégio é dirigido pelo diretor Ivair José Montipó, eleito de forma democrática no mês de novembro de 2008.
        No turno matutino oferecemos o Ensino Fundamental e Médio para 144 alunos regularmente matriculados. 
         No período vespertino temos 82 alunos matriculados. A equipe de trabalho é composta por 26 professores sendo um diretor, duas pedagogas, uma secretária, um agente educacional ll e 4 agentes educacionais l.
         O colégio funciona em prédio próprio, fazendo uso, no período da manhã de sete salas, e no período da tarde cinco salas, temos também uma pequena biblioteca, um laboratório de informática com 12 computadores, sala dos professores, almoxarifado, cozinha, uma lavanderia, 3 banheiros (1 feminino, 1 masculino e 1 para os professores). Uma sala adaptada para o funcionamento da sala de recursos.
        O espaço externo do Colégio é composto por áreas cobertas, em uma parte, ficam 5 mesas próximas a cozinha, nas quais as crianças fazem o lanche. Em outra, há um pequeno palco utilizado para apresentações dos trabalhos dos alunos. Ainda no espaço externo há uma quadra poliesportiva coberta.
        Para melhorar a estrutura física, foram construídas no ano de 2007, 2 novas salas de aula pelo Governo do Estado.
        No que diz respeito aos materiais da escola, contamos atualmente, com 9 televisores, 16 computadores, 2 impressoras a laser, 2 multi funcional, sendo uma com fax e outra scanner, 1 impressora matricial, 1 aparelho de fax, 1 aparelho de telefone sem fio, 3 micro-system, 2 mimeógrafos a álcool, 1 retroprojetor, 1 projetor de slides, mapas variados, fitas de vídeo, CDs Room, globos e outros materiais próprios de cada disciplina.
       O colégio acaba de ganhar uma reforma no piso  para ainda este ano e novos computadores que serão instalados.



Para Você Refletir


Você recorda o nome de sua primeira professora?
Pois é, quase nunca lembramos. Mas, com certeza, recordamos dos nomes dos nossos professores universitários. E não é pelo fato da proximidade de nossa formatura. Nós os lembramos pelo cabedal e conhecimentos, pela experiência e segurança, dentro de sua área de atuação.
Nós os recordamos porque partilharam das nossas lutas mais árduas, a fim de conseguirmos o tão ambicionado diploma. Nós os lembramos porque estiveram conosco nas pesquisas e nas orientações particulares. Também porque foram, muitas vezes, os que nos conduziram aos nossos primeiros estágios, ensaiando-nos para a carreira profissional.
Alguns nos orientaram em nossas monografias, a fim de alcançarmos as especializações que almejávamos.
Temos razão em recordá-los e com gratidão. Entretanto, de nada adiantaria todo o conhecimento e a experiência deles na universidade, se não tivéssemos chegado até lá.
E somente chegamos até lá porque em nossa infância, alguém de extrema dedicação, nos abriu a possibilidade da leitura, desvendando-nos o alfabeto.
Alguém que teve paciência suficiente para nos ensinar a decifrar os códigos da escrita. Que tomou a nossa mão e foi traçando os contornos das vogais e consoantes, a fim de que aprendêssemos a escrever.
Esta criatura foi nossa primeira professora. Enquanto brincávamos ou descansávamos após as horas da escola, ela se debruçava sobre livros à cata de contos e histórias para melhor ilustrar o ensino, no dia seguinte.
Enquanto nós dormíamos, ela estava criando e confeccionando materiais com suas mãos habilidosas. Eram personagens, gravuras, painéis para compor a próxima.
Tudo para que o estudo nos parecesse atraente e a escola nos conquistasse.
Crescemos. Hoje, quando lemos com fluência, até em outros idiomas, possivelmente nem nos recordamos das dificuldades dos primeiros momentos.
Após tantas conquistas e tantos anos passados, é bom nos recordarmos da nossa primeira professora, aquela que descobriu a terra propícia da nossa riqueza interior e a despertou.
Aquela que nos ensinou os sons precisos das letras e como uni-las, a fim de formar palavras. Aquela que nos forneceu as noções básicas das operações aritméticas, a fim de que pudéssemos entender as noções de quantidade, pesos, medidas.
Se você tem hoje filho na escola e se emociona quando ele chega em casa, cantando uma pequena canção ou contando uma história, lembre: há uma criatura muito especial que se dedica de forma muito particular a ensinar-lhe muitas coisas, todos os dias.
Por isso, da próxima vez que seu filho olhar para uma placa ou painel de propaganda, em plena rua e começar a soletrar, tentando unir as letras para formar palavras e você o olhar com orgulho, não deixe de lembrar do tesouro precioso que é a escola.
Mais do que isso, não esqueça de agradecer, de vez em quando, à professora, por essas pequenas grandes conquistas do seu filho.
                                                                                                                               (www.momento.com.br)

Prova Brasil


         Ocorreu no dia 7 de novembro a aplicação da Prova Brasil em nosso Colégio. Os alunos das 4ª e 8ª séries (5ª e 9ª anos) do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio responderam questões de matemática (resolução de problemas) e língua portuguesa (leitura e interpretação de texto), além do questionário socioeconômico com o qual são fornecidas informações que possam estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também puderam responder aos questionários, que coletavam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
        O objetivo foi avaliar as habilidades e competências em leitura, interpretação de textos e resolução de problemas. A prova é aplicada a cada dois anos a estudantes das séries finais de ciclos da Educação Básica.
       Nosso colégio foi sorteado pelo Núcleo de União da Vitória, e também a prova foi aplicada aos alunos da 3ª série.
      Entrevistamos duas alunas do 9° ano, Suelen Dulce Franco e Roberta Maria Bazzi Bauer que nos contaram como foi fazer a prova:
  • Encontraram alguma dificuldade em responder as questões? Quais?
    Não, porque estavamos prepararadas para realizar a prova.
  • Acharam importante os conteúdos que continha na prova? Por que?
    Sim, pois abrange vários conteúdos das matérias incluídas nesta prova .
  • Havia alguma questão em que continha assuntos que vocês não tinham estudado? Quais?
    Não, todas estavam aptas ao nosso conhecimento.
  • Vocês acham importante a prova Brasil? Por que?
    Sim, porque através desta prova, pode-se avaliar a qualidade e o crescimento da educação tanto do nosso próprio Colégio, como das regiões e de todo o Brasil.


Alunas do 9º Ano: Suelen & Roberta
 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Diversidade Cultural



No dia 29 de novembro de 2011, o Colégio João de Lara realiza no período da manhã um simpósio sobre a diversidade cultural.
Este ano a ênfase será para a  cultura indígena, com várias atrações sendo apresentadas, mostrando a importância da cultura  indígena.
O evento acontecerá no pavilhão da Igreja São José, na comunidade de Rondinha, Paula Freitas. Todas as etnias que colonizaram a nossa região estarão sendo representadas pelos alunos.

Junto com as apresentações haverá  palestra com o Professor: Wilson Winter, do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória.
No ano anterior foi realizado o mesmo evento, mas dando destaque a consciência negra.
Aqui estão algumas imagens do evento ocorrido no ano de 2010.