terça-feira, 29 de outubro de 2013

História do dia Nacional da Consciência Negra

Essa data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil.Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo..

IMPORTÂNCIA DA DATA...

 A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos,sociais,gastrômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando  a cultura afro-brasileira.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e contéudos que visam estudar a história  da África e a cultura afro-brasileira. 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

RECICLAGEM..



   A reciclagem é um processo no qual utiliza como matéria-prima o lixo. A reciclagem é importante nos dias de hoje porque transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, diminuindo resíduos que seriam depositando na natureza e poupando matéria-prima.Dessa forma é importante separar o lixo reciclável do lixo orgânico!!
  Em nosso país, quase toda a porcentagem de latinhas descartáveis  e garrafas PET são recicladas. Porém vidros , metais entre outros não são tão reciclados assim!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Quais os benefícios da leitura?


Segundo o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos ligados à Educação, a leitura:

Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e , com elas, buscar melhorias para você e para o mundo.

Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos.

Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação.

Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos.

Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias.

Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem.

Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.

Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.